Socorro! Eu vivo em um apartamento pequeno

A história é quase sempre assim… saímos do confortável, espaçoso e com armário de 8 portas aconchego da casa dos país para buscar nossa independência em 32m². Ou menos se você optar por viver em um kitnet.

Chegamos empolgados com mil sonhos na cabeça e quando vamos finalmente concretiza-los descobrimos que aquela mesa sonhada definitivamente não caberia, que o quarto é menor que o imaginado e que estaremos fadados a viver como sardinhas na lata. Mas nada disso corresponde a realidade. Com boa vontade, um pouco de grana bem gasta e a ajuda de um profissional sua vida pode ser exatamente como você pensou.

Se você quer mesmo um espaço otimizado e lindo contrate um profissional. Como arquiteta garanto, um bom profissional vai tirar da cartola ideias que nunca passariam pela sua cabeça (não é mágica é que nós vivemos disso rs.) Se um arquiteto é demais para seu bolso universitário porque não descolar um projeto de layout e marcenaria de algum colega da faculdade?! (ixi não poderia estar dando esse conselho aqui, né) Fato é que um espaço pequeno precisa de um projeto bem pensado para dar certo.

Mas já que sou uma arquiteta camarada vou dar algumas dicas para quem gosta mesmo é de colocar a mão na massa.

1- Pinte de branco

Parede, teto, marcenaria, sofá… escolha cores claras para o máximo de elementos possíveis. Não é a toa que o estilo escandinavo está em alta. Eles sabem bem como viver em espaços reduzidos com charme.

Scandinavian-Interior-Design

2- O truque do espelho

Espelhos são um truque batido mas que funciona. Se o seu lar doce lar é alugado ou se a verba está curta você pode posicionar espelhos com moldura em locais estratégicos. Nos XingLings da vida um espelho de 80x160cm custam em torno de R$ 100,00. Porque não usar vários espelhos menores para formar um painel grande? Use a criatividade.

espelho-decoracao-01espelho-encostado-MIH

3- Marcenaria bem pensada

Com ela cada coisa ganha seu lugar. Uma boa marcenaria setoriza, esconde e mostra o que precisa, e ainda pode ser um ponto de cor na casa. Mas tem que ser boa mesmo.

apartamento-decorado-pequeno-58-m2-06decoracao-para-apartamentos-pequenos-dicas-de-como-decorar-cada-comodo-1apartamento-pequeno-decoração-clean-pouco-espaço-1

4- Use mesa redonda

Para pequenos espaços a mesa redonda é uma ótima solução. Com cadeiras diferentes ficam charmosas e descoladas. Se quer investir mais porque não cadeiras de acrílico transparentes? O importante é escolher uma mesa discreta para poder brincar com outros elementos.

08-kitnet-pequena-decoradaapartamento-sala-de-jantar-com-plantas-decoraçãodecorar-espacos-pequenos1

Poderia passar o dia todo aqui falando de apartamentos pequenos, sou apaixonada por eles mas vou ficando por aqui. Quem quiser compartilhar seus cantinhos com o blog é só usar a #invejabrancadecor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s